Na 42ª edição do Diálogos ADUnB, de 27 de junho, a diretora Eliene Novaes recebeu a Diretora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ANPAE-DF, integrante do Fórum Distrital de Educação (FDE-DF), Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), e Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social (FNRDS), Profª Natália Duarte.
Recebeu também a coordenadora GTPA do Fórum EJA e membro da FDE -DF, Dorisdei Valente Rodrigues e o membro da União Nacional dos Estudantes (UNE), Artur Nogueira, para discutir sobre a Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) e a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos e todas.
O Diálogos ADUnB é um programa na Tv Comunitária da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília. O programa vai ao ar com temas ligados a educação da UnB e temas que dialogam com toda a ação sindical.
De acordo com a coordenadora GTPA do Fórum EJA e membro da FDE -DF, Dorisdei Valente, A CONAPE 2022 é um movimento que traz uma mobilização em torno do que vem acontecendo no fórum Nacional Popular de Educação. “Isso é um resultado de uma ampla organização social dos movimentos de base e luta pela educação. Eles irão culminar no mês de julho, na conferência nacional de educação popular”, esclarece.
Segundo a professora Natália Duarte do Fórum Distrital de Educação (FDE-DF), o FDE-DF foi criado a partir da lei de gestão democrática de 2012. “Esse fórum foi instituído como um espaço democrático de debate, mas a partir do golpe de 2016, o Fórum Nacional de Educação foi desconstituído e os movimentos científicos criaram o Fórum Nacional Popular de Educação. Já o Fórum Distrital de Educação manteve o seu compromisso com a educação pública”, explica.
Dorisdei Valente, coordenadora GTPA do Fórum EJA e membro da FDE-DF, destaca que nossos desafios são muitos. Segundo Valente, o GTPA atua há 31 anos na luta em defesa da educação de Jovens e Adultos. “Na verdade, o que temos hoje de EJA, sequer deveria existir se houvesse uma garantia de educação pública e acesso a todos.
Nesse sentido, eu trago nossa luta em defesa da Educação de Jovens e Adultos Idosos Trabalhadores (EJAIT), que considera os estudantes como trabalhadores”, pontua.
Segundo Artur Nogueira da União Nacional dos Estudantes (UNE), para os estudantes, a CONAPE tem um papel fundamental. “A CONAPE acontecendo em 2022, ela participa também de um importante movimento de repactuação do Brasil, além de reconstruir e estabilizar a democracia no Brasil”, enfatiza.
Confira todo os detalhes desta edição na íntegra: