O programa Letras & Livros, de 1º de julho, recebeu o escritor Cícero Siqueira, cordelista, militante da cultura popular, autor de “Assim começou o Itapoã”, “A onça misteriosa” e muitos outros títulos, para um bate papo sobre cordéis. Letras & Livros é um programa que faz um debate com artistas, poetas, músicos e intelectuais de todo Brasil.

Cícero Siqueira destaca que é natural da terra onde o cordel é muito forte. “Sou de Teresina-PI e logo muito cedo comecei a ler cordel. Apaixonei-me pelo estilo, escrita e rimas. Minha maior motivação foi justamente o contato direto com a literatura”, revela.

Nas obras de Cícero Siqueira, o autor afirma que o que usa é geralmente a sextilha, onde cada estrofe é formada por seis versos e cada verso deve conter sete sílabas poéticas. “Como artista o que eu busco, primeiramente, é o reconhecimento e isso graças à Deus eu tenho tido em todos os lugares que passo”, pontua.

Sobre a história dos cordéis no Brasil, Cícero Siqueira conta que chegou trazido pelos portugueses, mas iniciou através de versos cantados. “Foi em Salvador, na Bahia, que começou a circular os primeiros livros de cordel.

Já em meados do Século XVII surgiu o primeiro cordelista brasileiro, que foi Leandro Gomes de Barros”, relembra. “Um bom tempo depois, o cordel começou a ser escrito. Eles eram pendurados por barbantes nas bancas de revistas”, completa.

Para saber mais sobre literatura de cordéis ou tiver interesse em entrar em contato com o escritor, o WhatsApp é o (61) 9 9106-8953 ou pode entrar em contato também pelo e-mail: cicerobatista1@gmail.com 

Confira este bate papo completo aqui:

Share This