Na sexta 29 de julho, O Baú Musical recebeu Volmi Batista, um importante símbolo da cultura brasileira, e Claudinho da Viola, único violeiro cego no DF, para um bate papo sobre a 20ª Edição do Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal realizado nos dias 22, 23 e 24 de julho, no Caub I – Centro Educacional Agrourbano Ipê, no Riacho Fundo I. A apresentação ficou por conta da jornalista Camila Piacesi.

Há 4 décadas Volmi divulga a cultura popular e as manifestações tradicionais em torno da música e viola caipira. Durante muitos anos, Volmi apresentou o programa Viola e Violeiros na Rádio Cultura e é um dos diretores do Clube de Viola e Violeiros do DF e Entorno.  

Esta edição, que foi marcada por vários momentos com modas de viola ao vivo com Claudinho da Viola e Volmi, também contou com a revelação de que já existe um projeto aprovado para realizar a 21ª edição da Folia de Reis, em janeiro de 2023. “Nós somos abençoados com o Fundo de Apoio a Cultura (FAC-DF). Essa é uma conquista única do movimento cultural de Brasília”, ressalta o violeiro Volmi Batista.

De acordo com Volmi, a folia de reis é formada por duas partes: a parte da devoção e diversão. “Na parte que nós chamamos de diversão temos shows com mulheres violeiras, cantoras, e isso tem sido muito bom”, conta. “Às vezes os cantos de folia podem durar mais de uma hora e o capitão, que em alguns lugares é chamado assim, tem que ter um conhecimento muito profundo da bíblia e do seu regionalismo”, completa.

Volmi diz ainda que equiparar as questões de gênero é uma preocupação do Clube dos Violeiros e da Associação dos Foliões de Reis. “Para a nossa felicidade, hoje as folias de Reis já avançaram bastante nisso, apesar de ainda ser uma tradição muito masculina ainda. Mas as mulheres estão ocupando os espaços e hoje temos muitos grupos de folia formado por elas”, destaca.

Na programação do evento houve apresentações de 15 grupos de Folia de Reis, sendo eles do DF, Minas Gerais, Goiás e Bahia; barraquinhas de comidas típicas e diversas atrações musicais, dentre artistas locais, regionais e nacionais, como as consagradas duplas André e Andrade, Leyde e Laura, e Zé Mulato e Cassiano, que possuem suas trajetórias marcadas pelas tradições das folias de reis. Na edição, 50% das atrações foram femininas, com folias compostas integralmente por mulheres, como a Folia de Reis Estrela de Belém, de Coromandel e a Folia de Reis Rainha da Paz, da cidade de Pato de Minas, que também traz a Folia de Reis Mensageiros de Santos Reis, composta exclusivamente por jovens.

O Encontro de Folias de Reis do DF é uma oportunidade especial para o público com raízes no meio rural, que poderá relembrar a infância, as vivências e celebrações típicas da cultura interiorana do país, numa festa que reitera a força da tradição e da herança cultural religiosa, tais como, presépio, espetáculos de danças populares, oficinas de instrumentos, exposições e ambientação.

Confira o Baú Musical com Volmi Batista e Claudinho da Viola:

Share This