Apresentado pelo jornalista Antônio Leitão, a edição do programa Conexão Cidadã, de 28 de julho, recebeu o diretor administrativo do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF), Adriano Bazzo, para um bate papo sobre o cenário escolar, aprendizados da pandemia e as ações necessárias para convivermos na sociedade atual.

De acordo com Adriano Bazzo, em 1941 foi fundado o Instituto Universal Brasileiro e havia nos Correios, um catálogo com diversos cursos oferecidos a distância para que as pessoas pudessem se inscrever. “Em 1950 a Rússia, dentre outras países, criou uma Secretaria Educacional por correspondência. Na época, o Ministério da Educação e Saúde fundou uma rádio educativa no Brasil também”, relembra. “Depois houve o período militar e a migração da educação à distância que era feita via radiofusão”, completa.

Adriano Bazzo explica que tivemos a institucionalização do Mobral e a fundação Roberto Marinho nos anos 70, criando o programa Telecursos, onde eram enviados materiais para os alunos estudarem e as videoaulas eram passadas no canal da TV Globo de madrugada. “Até esse período, havia educação a distância via correspondência, rádio e televisão. Nós não tínhamos internet, ela chegou para a gente em 1994 e em 1996, tivemos a LDB que oficializou a educação à distância, como sendo uma modalidade da educação”, esclarece.

“No momento atual, com o advento da internet e tecnologias de comunicação, a educação está bem favorecida tanto a formal quanto informal”, ressalta o administrativo do Sinepe/DF. Ele exemplifica que se uma pessoa quiser fazer uma receita, bolo basta assistir um vídeo no YouTube que ela vai aprender como se faz. “Os meios tecnológicos hoje ajudaram muito no ensino de aprendizagem”, reforça.

Bazzo diz ainda que a pandemia veio para dar um empurrão e uma acelerada na educação à distância, pois as escolas tiveram que fechar da noite para o dia. “Todas as unidades de ensino tiveram que se reinventar via online com os alunos em casa. Então a pandemia acelerou a questão da educação a distância para vários formatos e maneiras de fazê-la.

Confira todos os detalhes abordados nesta edição: https://www.youtube.com/watch?v=Fn40qnH_R3s

Share This