Ancorado pelo influenciador digital Wallace Neguerê, o Povo Negro desta terça-feira, 9 de agosto, tratou do tema racismo e a política no DF, tendo por convidado o advogado popular Marivaldo Pereira. Marivaldo já trabalhou no Ministério da Justiça, foi o primeiro negro a ocupar o cargo de Ministro da Justiça Interina e ele destaca que cursou direito com o intuito de trabalhar com movimentos sociais.

De acordo com o advogado popular Marivaldo Pereira, a população preta não está representada na Câmara dos Deputados, na Legislativa e nem no Senado. “O que estamos assistindo é a reprodução do racismo institucionalizado de geração em geração na nossa sociedade. Todos os avanços que conquistamos foram depois de muita luta e mobilização do Movimento Negro”, enfatiza Marivaldo Pereira.

O advogado popular afirma que o fundamental seria que colocassem no GDF, na Câmara dos deputados, Senado, Câmara Legislativa e Presidência da República, pessoas que vieram da periferia e que as mesmas tenham consciência da importância da ocupação desses espaços. “Eu incentivo muito os adolescentes a ocuparem os espaços de tomada de decisão. Não para reproduzir um sistema já criado, mas para mudá-lo”, reforça.

Segundo Marivaldo Pereira, estamos inseridos em uma sociedade que faz de tudo para que, queles que estão base da pirâmide, ou seja, a população negra e pobre da periferia, fiquem exatamente onde estão. “Esse sistema faz com que essas pessoas sirvam de mão de obra barata, sendo vítima da violência do Estado e do encarceramento em massa”, pontua. “Toda vez que a gente tenta furar esse limite, o sistema coloca vários obstáculos no caminho”, completa.

Marivaldo revela que passou por tudo isso quando estava cursando direito. “Tive que enfrentar os assaltos nas paradas de ônibus, a falta de dinheiro para o transporte público e lanche, a falta de livro, de lugar para estudar, além de lutar bastante para conciliar o cansaço e o trabalho”, relembra.

Marivaldo completa dizendo que enfrentou tudo isso para superar as barreiras do sistema e ocupar os espaços de tomada de decisão. “Chegando lá, você tem que lutar mais ainda para mudar o sistema e é isso que dá sentido à minha vida”, relata.

Acompanhe o convidado da edição nas redes sociais: @marivaldopereiradf

Assista este bate papo entre o advogado Marivaldo Pereira e o influenciador digital Wallace Neguerê na íntegra aqui:

Share This