O programa Letras & Livros, ancorado pelo ativista cultural  Pedro César Batista recebeu, em 12 de agosto, o poeta e professor de história Josafá Santana para falar sobre suas obras literárias e relembrar sobre a história do país.

Josafá Santana, que é pós/graduado em História da Arte e História da África, destaca que embora a história nos ensina que temos períodos diferentes dentro do tempo histórico, o momento que estamos vivendo é fruto de certos “desmantelos e descaminhos do mundo, principalmente a partir da crise da União Soviética”, diz.

Nessa análise, segundo Josafá Santana, a sociedade vive um presente constante sem perder o olhar no passado, já que o futuro não existe de acordo com o poeta. “No final dos anos 70 eu fui estudar no Elefante Branco e foi nesse momento que acabei me envolvendo com o teatro. Ele me levou para uma consciência diferenciada”, afirma.

O livro dele “Constância e Inconstâncias”, publicado há 30 anos,  traz o período que Josafá veio para a Capital Federal. “De Brasília eu acabei mudando para Belo Horizonte para estar perto de Minas Gerais”, relata.
“Constância e Inconstâncias seria minha própria vida em busca de um planalto central, seria uma busca de algo em que, ao longo do caminho, me deparei com coisas constante e inconstante como são as verdadeiras montanhas de Minas Gerais”, completa.

Santana enfatiza que ao olhar Minas Gerais, descobriu que o Estado é horizontalidade. “Só é verticalidade quando nós olhamos para as montanhas de Minas”, pontua. O poeta diz ainda que quando chegou em Brasília, em 1974, acabou se envolvendo nos grêmios estudantis e isso se tornou a grande influência de sua escrita.

“Minha escrita está ligada a leitura e um certo racionalismo para lidar com a palavra. Reforça o poeta e professor de história. Segundo Josafá Santana, todo esse período até os anos 80, ano em que ingressou no curso de história, foi um período de preparação de leitura para a poesia que o aguardava lá na frente.

Para saber mais sobre as obras literárias do convidado desta edição, basta segui-lo no instagram: @santanalimajosafa.

Acompanhe também este bate papo na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=Ktx8VyjG-wg

Share This