A edição do programa Letras & Livros, de 16 de setembro, ancorado pelo jornalista Pedro Cézar Batista, contou com a presença da mestra em Educação pela UnB, professora de artes, atriz, escritora e palestrante Clara Rosa para um bate papo sobre o seu mestrado que abordou o palhaço e o riso.
A mestre em educação pela UnB, Clara Rosa, destaca que seu mestrado foi um grande desafio para a educação. “O riso é revolucionário porque muda muitas estruturas. Uma estrutura muito opressora não vai caber o riso por exemplo, mas precisamos dele para podermos rir dessa realidade que vivemos e transformá-la”, menciona.
De acordo com Clara Rosa, o primeiro capítulo do livro que foi sua tese de mestrado, dialoga com vários filósofos. “Eu vou falando sobre o conceito, origens e ancestralidades do palhaço, trabalhando em arquétipos. Então eu posso estar falando de uma linguagem teatral, mas também sobre educação ou um sistema de opressão”, esclarece. “Como vou trabalhando com alegorias, posso estar falando de muitas coisas”, completa.
Ao longo dos capítulos, a escritora aborda a estrada da ciranda onde conta mais sobre a importância do brincar e sobre a democracia. “Eu entrei no mestrado em 2005 e nessa época eu já era palhaça. Então eu queria dialogar sobre o riso e o palhaço na universidade, mas foi só na minha dissertação de mestrado que pude colocar toda minha experiência para fora”, destaca.
Clara Rosa enfatiza que o que falta na sociedade é a educação ser mais valorizada. “A educação abre a mente das pessoas para a leitura e para tudo na vida. Vivemos um processo de genocídio dos indígenas e dos povos negros. É muito triste essa realidade”, lamenta. “Devemos combater todas essas opressões”, completa.
Ao final da edição, a professora Clara Rosa pede aos telespectadores e a comunidade para que votem consciente. “Vote em quem pensa em acabar com a fome e desemprego, em quem pensa em melhorar a reforma agrária, educação e saúde. Acho que essas são as maiores prioridades de um governo”, enfatiza.
Para saber mais sobre as obras literárias de Clara Rosa, basta acessar o site Clara Rosa Cruz (clararosacruzgomes.com.br)
“No meu site tem um pouco de tudo que eu faço e todos os meus contatos, como o Instagram, que é o @clararosacruzgomesoficial “, diz.
Confira esta edição completa: