A edição do programa Barba na Rua, de terça-feira (20/9/22), ancorado por Rogério Barba, recebeu a Dra. Isabel Gomes, advogada e ativista de direitos humanos para um diálogo sobre COVID 19 e Justiça. Ela é também coordenadora da Seccional da Vida e Justiça – Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da COVID.

Atualmente Isabel Gomes está aposentada como consultora jurídica da Caixa, onde atuava nas áreas de políticas públicas. Ela destaca que tem feito diversas ações em busca dos direitos humanos. “O nosso coordenador nacional é o Deputado Federal Renato Simões de São Paulo. A partir dele, foi desenvolvida várias ações. Além disso, temos o ex-ministro Alexandre Padilha que está com um projeto de lei para criar uma política de socorro às vítimas da COVID”, ressalta.

“Estamos com diversas ações institucionais. A ideia é ter a participação da sociedade civil para incitar o governo a assumir suas responsabilidades”, enfatiza Isabel Gomes. De acordo com a advogada e ativista, há pautas urgentíssimas no Brasil com perda de orçamentos para a saúde e educação. “É uma luta difícil. Mas estamos firmemente dispostos a enfrentar. Estamos empenhados a fazer um levantamento de todas as vítimas da COVID para que possamos implementar, junto ao governo, políticas públicas que sejam capazes de socorrer essas pessoas”, afirma.

Isabel Gomes relembra que a deputada Arlete Sampaio propôs, e conseguiu, a aprovação de uma lei de apoio aos órfãos da COVID. “Temos outra lei que segue no Congresso que é o Dia Nacional de Homenagem às Vítimas da COVID. Escolhemos o dia 12 de março justamente por ser o dia que aconteceu o primeiro óbito no Basil em 2020”, menciona.

A advogada e ativista de direitos humanos, Dra. Isabel Gomes, pontua que no caso da pandemia, o que se percebeu foi um governo federal absolutamente insensível. “Até um determinado ponto negou-se a existência ou a gravidade da doença. Além disso, a mudança contínua de ministros não permitiu que fossem feitas políticas mais firmes e centradas. Então eu acho que esse descaso do governo federal acabou influenciando”, diz.

Segundo Isabel Gomes, o governo federal do Brasil tem recebido críticas do mundo inteiro. “À medida que o Estado ignora uma parcela da população que é vítima de uma pandemia, ele não está cumprindo o seu papel”, alerta. “Isso tem sido levado para tribunais internacionais e eu acredito que haverá uma condenação do Brasil. Com o passar dos dias vai ficar claro que o governo brasileiro não cumpriu o seu papel”, completa.

A advogada e ativista de direitos humanos Isabel Gomes menciona que as próximas semanas estão reservados para as campanhas políticas. “Acredito que as pessoas que gostam de participar da vida do país estão bastante envolvidas com a campanha, mas assim que passar as eleições terei mais tempo de responder a todos. Mas todos serão sempre bem vindos nas redes sociais”, enfatiza Isabel.

Acompanhe a advogada e ativista de direitos humanos nas redes sociais: instagram: @isabelgomes ;  WhatsAPP:  (61) 9 9267-4105.

Confira também esta edição na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=z9VQcSbl39c

Share This