ONG www.recomecar.org.br e Outubro Rosa

Exposição Simplesmente Amor

Vários são os meios utilizados para alcançar, a cada ano, patamares maiores de consciência entre as mulheres sobre a importância do monitoramento da sua saúde. Combater o câncer de mama consiste em informar a população e fomentar a educação em saúde, alertando sobre a relevância do diagnóstico precoce e sobre as opções de tratamento. E uma exposição fotográfica é uma importante ferramenta para uma campanha educativa.

A exposição Simplesmente Amor retrata oito (8) mulheres que tiveram em comum o diagnóstico de câncer de mama e que conseguiram reconstruir a autoconfiança, autoestima e força para viver. A abordagem é motivacional, pois apresentamos uma mensagem focada na recuperação e superação. Queremos mostrar que o câncer de mama não é o fim, mas o início de um novo viver, em que a mulher se enche de fé, luta e recomeça a vida com determinação.

O tema da exposição é o autoabraço, o autocuidado, o amor-próprio. São mulheres que se amam, se cuidam e são empoderadas a partir da informação sobre a doença e o tratamento que realizaram. Incentivamos que a mulher se aproprie dessa informação para debater com o seu médico o tratamento mais adequado e eficiente para salvar a vida dela. Que ela, simplesmente, se ame!

A exposição Simplesmente Amor foi idealizada em dois formatos para que possa ser exibida simultaneamente em mais de um local, alcançando, assim, um público maior. O formato quadro será exibido no Espaço Senado Galeria no Senado Federal e o formato totem será exibido no Palácio do Buriti e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

São 10 fotos de cada formato da exposição, sendo: 08 fotos editorial de moda de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, 01 foto com texto de abertura da exposição e 01 foto com logomarcas e ficha técnica.

Cronograma

01 a 15 de outubro – Salão Branco do Palácio do Buriti (sede do Governo do Distrito Federal). Haverá abertura dia 04/10 às 16:00

18 a 29 de outubro – Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Não haverá abertura, em virtude do acesso restrito às dependências do local.

04 a 29 de outubro – Espaço Senado Galeria do Senado Federal. Não haverá abertura, em virtude do acesso restrito às dependências do local.

Patrocínios e parcerias:
Apoio/patrocínio: Roche e Secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal.

Apoio Institucional: ProMul – Procuradoria Especial da Mulher no Senado, Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, Frente Parlamentar Mista da Saúde, Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal e FEMAMA.

Projeção

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, quando a fundação distribuiu um laço cor de rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Posteriormente, surgiu a ação de iluminar com a mesma cor os monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc..

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Congresso Nacional é considerado o maior símbolo da capital do Brasil, além de um ícone do país. Para fortalecer a pauta do câncer no Congresso Nacional e chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde da mulher, iremos fazer uma projeção de fotos da exposição Simplesmente Amor e de dados nas torres do Congresso Nacional, proporcionando informação para a população sobre a doença e estimulando as mulheres a se cuidarem, passando uma mensagem positiva, que valorize a saúde e a vida.

As frases a serem projetadas são:

Outubro Rosa;
Luta contra o câncer de mama;
1 em cada 12 mulheres terá câncer de mama;
66 mil mulheres serão diagnosticadas em 2021;
95% de chance de cura se descoberto cedo;
Segunda causa de morte em mulheres;
Faça o diagnóstico precoce;
Fique atenta aos fatores de risco;
40% dos cânceres diagnosticados são avançados;
Conheça seu subtipo molecular de câncer de mama.

Cronograma

19 de outubro – das 19:00 às 22:00.

Patrocínios e parcerias:

Apoio/patrocínio: Novartis

Apoio Institucional: ProMul – Procuradoria Especial da Mulher no Senado, Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, Frente Parlamentar Mista da Saúde, Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Secretaria de Estado da Mulher do DF e FEMAMA.

Doação de Autoestima

Realizamos em nossa sede no Hran – Hospital Regional da Asa Norte o projeto Doação de Autoestima, com doação de próteses externa pós mastectomia de siligel para resgatar a autoestima, feminilidade e confiança das mulheres que foram submetidas à mutilação da mama em virtude de tratamento contra o câncer. Desejamos contribuir para uma melhor qualidade de vida da mulher mastectomizada e, assim, aumentar as chances de cura do câncer.

Projeto de Lei dos 30 dias

Desde 2016 trabalhamos em uma campanha, em parceria com a Femama, em prol do PL dos 30 dias para exames diagnósticos do câncer no SUS quando houver suspeita da doença. O objetivo é diagnosticar o câncer em estágios mais iniciais para salvar vidas e diminuir a mortalidade por câncer no Brasil. Um relatório do TCU demonstra que 65,4% dos casos de câncer no Brasil são iagnosticados em estágios III e IV, estágios avançados da doença, onde as possibilidades de cura são menores, os tratamentos são mais invasivos, mais demorados e muito mais caros

Parcerias

Somos parceiras da Femama Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de apoio à Saúde da Mama na luta pela redução das taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Com esta parceria nacional, operamos no Congresso Federal, no Ministério da Saúde, no Conselho Nacional de Saúde, no Ministério Público e na Defensoria Pública da União, entre outras agências governamentais, para a coordenação e alinhamento dos objetivos dos Estados Brasileiros em uma única agenda nacional para combate ao Câncer de Mama.

Share This