A Aruc realiza mais um desfile em comemoração ao seu aniversário.
São 61 anos de samba, esporte e cultura.
O encontro terá início na Avenida das
Mangueiras, localizada na (divisa entre Cruzeiro Novo e Cruzeiro Velho).
A concentração será às 16h na altura do
Supermercado Veneza.
Leve sua família, amigos e amigas, para celebrar
mais um ano de história e resistência!
Depois de 10 anos sem desfile de Carnaval – Em 2023, segundo informações do secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, após 10 anos, haverá Desfile das Escolas de Samba.
HISTóRIA
A Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro ou ARUC é um clube brasileiro, sediado em Cruzeiro, no Distrito Federal, com departamentos de esportes e carnaval. Fundada em 21 de outubro de 1961, é a maior vencedora dos desfiles de escola de samba do Distrito Federal, tendo conquistado 31 títulos, sendo octa-campeã consecutiva entre 1986 e 1993. O clube possui um departamento de futebol que disputa o Campeonato Brasiliense de Futebol.[1][2] O clube também mantém equipes de futsal, handebol e futebol de areia.
Foi fundado com o nome Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro, formando a sigla ARUC. A palavra “cultural” foi adicionada ao nome mais tarde, porém o clube continuou utilizando a sigla anterior.
Em 2011 a ARUC completou 50 anos, seu enredo homenageou sua própria história.
Sua sede é o Clube Unidade de Vizinhança do Cruzeiro. O espaço abriga quadra esportivas, campo de futebol e salões para realização de eventos diversos. Seu departamento cultural realiza um trabalho de memória por meio do acervo fotográfico e jornalístico, que nos anos 80 identificou a data de fundação de seu bairro, o Cruzeiro, sendo no dia 30 de novembro de 1959, o que foi oficializado pelo Governo do Distrito Federal pelo decreto 10.972/1987.
No ano de 2009 foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal pelo decreto 30.132/2009 do Governo do Distrito Federal.