Ato realizado neste domingo (13/11/22) na Embaixada da Venezuela prestou homenagens aos lutadores pela defesa do território da Venezuela no Brasil, que em 13 de novembro de 2019 foi invadida por lacaios, venezuelanos apátridas, do Guaidó e do imperialismo.

O jornalista Paulo Miranda transmitiu o ato, ao vivo, pela fanpage da TV Comunitária de Brasília. Assista e compartilhe: https://fb.watch/gMM74Jez_m/. O ato será retransmitido pelo canal 12 na NET-DF, youtube e instagram do canal.

O ato foi coordenado por Irene Auxiliadora Randón Graterol, encarregada de Negócios da Embaixada da Republica Bolivariana da Venezuela.

História – Em 13 de novembro de 2019, por volta de 6 horas da manhã, vários lacaios do Guiado, que se autoproclamou presidente da Venezuela, invadiram a Embaixada. Depois, as 6h30, gravaram um vídeo anunciando o sucesso da invasão. O vídeo foi compartilhado por filhos do genocida derrotado duas vezes em outubro e vários lacaios imperialistas no mundo.

Porem, a reação foi rápida. Na base da porrada, os lacaios foram expulsos da Embaixada pelo povo de luta de Brasília. Por volta de 7h15 da manhã, vídeo do deputado Paulo Pimenta e outros lutadores, foi postado para anunciar a derrota dos lacaios e a retomada da Embaixada para a Republica bolivariana da Venezuela.

O genocida reagiu e decretou em 2 de fevereiro de 2021, a deportação do Corpo Diplomático da Venezuela. Mas o ministro Barroso, do STF, manteve a integridade do Corpo Diplomático, que, desde então, não pode sair dos limites do território da Venezuela em Brasília. Porem, este isolamento tem data para acabar: 1 de janeiro de 2023.

Abaixo, integra do texto do discurso de Irene Graterol

Suas Excelências Chefes de Missão e membros do Corpo Diplomático e Consular;

Excelentíssimo Deputado Federal Paulo Pimenta;

Prezados representantes de partidos políticos;

Camaradas dos movimentos sociais e políticos da República Federativa do Brasil;

Amigos do Comitê Anti-imperialista General Abreu e Lima

Amigos e familia, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Prezados Representantes da Mídia Alternativa Comunitária

Prezados Companheiros do Frente nacional de Luta, Campo e Cidade FNL

Funcionários diplomáticos e funcionários locais de nossa Missão Diplomática

Senhoras e senhores

Sejam todos bem-vindos à sede da Embaixada legítima da República Bolivariana da Venezuela na República Federativa do Brasil; território sagrado extraterritorial da República por mandato da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961 da qual Brasil e Venezuela são países signatários.

Nos reunimos hoje, domingo, 13 de novembro de 2022, para comemorar o Terceiro Aniversário do que juntos chamamos: “Dia da Defesa da Soberania Venezuelana no Brasil”; data em que representantes da oposição imperialista no Brasil invadiram nossa Missão Diplomática com o criminoso objetivo de nos obrigar a abandonar à força nossa embaixada e tomar suas instalações.

Graças a vocês e ao nosso bravo pessoal diplomático e militar, esta situação foi repelida através de uma reação heróica para expulsar os invasores e removê-los desta trincheira diplomática da Venezuela no Brasil, permitindo-nos continuar hasteando nossa bandeira nacional com orgulho patriótico.

Nesse sentido, para homenagear esse dia histórico, procederemos primeiro a hastear nossa Bandeira Tricolor ao som das notas do Hino Nacional da República Bolivariana da Venezuela.

Antes de prosseguir com este ato dou a palavra ao representante do Comite Antimperialista General Abreu e Lima quem fará a leitura de um manifesto intitulado PELA UNIDADE DOS POVOS RUMO A PATRIA GRANDE!

É importante destacar que em 13 de novembro de 2019, além do apoio de movimentos sociais, partidos políticos, representantes de organizações sindicais, culturais, acadêmicas, ambientais e de comunicação, entre muitos outras; Recebemos a solidariedade de Embaixadores de países amigos credenciados no Brasil e parlamentares brasileiros, entre outras personalidades e instituições.

Neste sentido, permito-me exaltar a bravura, coragem e determinação assumidas pelo nosso camarada e amigo deputado Paulo Pimenta para defender o nosso sagrado território, que ao saber da emboscada, apareceu de imediato na nossa sede diplomática e sem duvidar nem por um momento tirou junto a nosso companheiro Freddy, o General Manuel Barroso e outros camaradas, os invasores de nossas instalações como um verdadeiro guerreiro.

Essa ação, querido Deputado, prezados amigos, foi decisiva para que hoje o pessoal diplomático designado por nosso Governo Bolivariano possa estar aqui com grande dignidade e patriotismo para continuar servindo aos compatriotas venezuelanos que necessitam de nosso apoio e serviço consular.

Hoje somos invadidos por muitos sentimentos e muitas emoções juntas Deputado Pimenta. Nosso povo na Venezuela acompanhou de perto a celebração democrática do último domingo, 30 de outubro de 2022, momento em que o camarada Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu vencer o segundo turno das eleições presidenciais na República Federativa do Brasil, e nós, desta Embaixada, conseguimos comemorar essa vitória histórica com muita alegria; a esperança finalmente invadiu nossos corações e entendemos que valeu a pena todo o esforço feito para garantir um recomeço construtivo das relações de amizade e cooperação que nunca deveriam ter sido interrompidas.

A vitória do presidente Lula foi imediatamente reconhecida por nossas autoridades, que têm esperanças fundadas na recomposição de uma relação política, diplomática e consular, que solidariamente nos permite ajudar nossos concidadãos em território brasileiro e servir aos quase 11.000 Cidadãos brasileiros que ficaram desabrigados na Venezuela, devido à decisão governamental irresponsável de fechar a embaixada e consulados brasileiros em nosso país.

A “Esperança no Brasil” renasce, mas a esperança para Nossa América também renasce, quando em 1º de janeiro de 2023, um verdadeiro líder com visão de solidariedade e vocação de serviço ao seu povo chegará ao Palácio do Planalto. Temos certeza de que com a chegada do camarada Lula à Presidência da República, o Brasil recuperará muitos espaços perdidos pela desastrosa administração internacional anterior; e temos a certeza também de que o rosto humano retornará à diplomacia brasileira.

Nesse sentido, em nome do Governo Constitucional da República Bolivariana da Venezuela e da equipe diplomática venezuelana que estamos no Brasil, me permito, Prezado Deputado Paulo Pimenta, ler um humilde reconhecimento por sua ação heróica e a permanente solidariedade para com nossa pátria venezuelana.

A Embaixada da República Bolivariana da Venezuela

na República Federativa do Brasil

Share This