Foto: Paulo Miranda
Na noite desta quinta-feira (26/1/23) o deputado federal Rubens Otoni fez uma live em seu Facebook onde assumiu o compromisso público de trabalhar pela melhoria do Transporte Público SemiUrbano na Região Metropolitana do DF. Uma questão que afeta milhares de pessoas e é o principal motivo de insatisfação dos moradores desta região. “Esse tema é uma prioridade para nosso mandato e não vamos sossegar enquanto não conseguir uma solução para esse problema”, se compromete Rubens.
O deputado explicou que são 14 cidades que fazem parte desta região e que o fluxo de pessoas entre estes municípios e o Distrito Federal é intenso. “Este problema não é de hoje, são mais de 30 anos que se discute uma solução para o transporte público da região metropolitana do DF e o fato é que hoje temos um serviço precário, de maneira desorganizada e isso influencia negativamente na vida das pessoas, que chegam a gastar 4 horas por dia em um transporte de péssima qualidade”, afirma.
Otoni conta que já avançou no tema, primeiro visitando as lideranças destes municípios para acompanhar a realidade do transporte público da região e na sequência esteve na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para buscar de maneira oficial as informações sobre o assunto. De acordo com Rubens ainda não existe um acordo entre o estado de Goiás e o governo do Distrito Federal, que são os responsáveis pela questão.
Rubens também já discutiu com o governo do Estado de Goiás para buscar uma solução para o impasse e também com algumas lideranças ligadas ao governo do Distrito Federal. De acordo com o parlamentar existe disposição do governo goiano para avançar nas negociações e o desafio agora é ganhar o governo federal para esta parceria.
O deputado que possui grande experiência em articulação política e influência no governo federal, está bastante animado e disse que esta questão é um compromisso pessoal que ele tem com a população da região do Entorno. “Não vamos resolver em 30 dias, mas também não vamos gastar mais 30 anos para trazer a solução”, se compromete Rubens.